quarta-feira, 6 de maio de 2009

HISTÓRIA DA NATAÇÃO

A Natação no Boavista Futebol Clube tem um passado histórico, escassamente relatado mas muito interessante nos seus relatos.

A quantidade e a qualidade de piscinas na década de 20 eram escassas no nosso país. A grande piscina da época era então a água do Rio Douro, rio este onde muitas gerações de portuenses aprenderam a nadar.

Uma das grandes marcas do passado de existência da Natação no Boavista foi o Pólo aquático, cuja secção iniciou seu funcionamento em Julho de 1922. Esta disciplina tem registos da sua existência pela presença em competições nos anos de 1922,1927,1928,1929,1933,1934,e 1935... e arrastava uma boa falange de adeptos até às margens do rio.

Em 1928,no dia 2 de Setembro, no porto de Leixões, o Boavista Futebol Clube sagrou-se campeão do Porto em Pólo aquático, em 2ª categoria, num jogo disputado contra o Nun`Álvares no qual a equipa axadrezada venceu por 4-2, considerando-se que “esta vitória recompensou condignamente o auxílio oferecido por este clube à natação.”

Em meados da década de 30, a Natação, como modalidade individual, no Boavista Futebol Clube, começa a dar provas da sua existência nas “piscinas “ do Rio Douro e no Atlântico.

Um dos mais magníficos nadadores Boavisteiros que dominou o panorama da natação nortenha foi António Agostinho da Costa, o “Tritão do Bessa”. Muitas foram as provas dominadas por este nadador, e aos poucos a natação Boavisteira foi iniciando uma hegemonia, destacando-se para além de António Agostinho da Costa, Humberto Costa (também em saltos para a água) e Diogo dos Santos.

Existem também relatos da existência de nadadoras femininas do Boavista Futebol Clube, contudo não se conhecem as suas classificações ou identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário